sexta-feira, 13 de junho de 2014

LANTERNA VERDE

 
NOME ORIGINAL: Green Lantern
PAÍS: Estados Unidos da América
CRIADOR(ES): Martin Nodell e Bill Finger
DATA DA CRIAÇÃO: 1940
PRINCIPAIS INIMIGOS: Sinestro e Parallax

PODERES: Cada Lanterna Verde detém um anel de poder que pode gerar uma variedade de efeitos, sustentando-se apenas pela imaginação do portador do anel e pela sua força de vontade. Anéis de energia utilizados pelos detentores exibem os seguintes efeitos:
Construção de energia verde-sólido: pode variar de microscópico a enorme no tamanho e / ou complexidade e são limitados pela imaginação do portador do anel. Isso pode ser usado para atacar, defender, ou para agarrar metas (Pré-Crise, os anéis geram habilidades telecinéticas sem construções, se necessário).
- Geração de campo de força, uma aura de proteção (limitada pela vontade do usuário) usada para proteger o usuário contra os rigores do vácuo do espaço. Isso proporciona uma atmosfera respirável para o usuário também. Contrariamente aos cânones mais velhos, um anel de um Lanterna Verde atualmente não protege automaticamente seu portador do mal, mas deve, se quiser fazê-lo (anteriormente, um portador inconsciente geraria um campo de força que o protegeria automaticamente).
Geração de tampões mentais: para bloquear a comunicação telepática e de manipulação.
- Localização de objetos invisíveis.
- As luzes e os feixes de intensidade e cores diferentes, como plasma destrutivo e inofensivas luzes multicoloridas.
Capacidades de movimento:
- Voo, incluindo voo a velocidades incriveis, embora isso crie um gasto enorme de energia.
- Transporte relativamente instantâneo entre as distâncias de galáxias.
- Pré-Crise, os anéis permitiam viajar tão rápido quanto a velocidade da luz.
Como computadores semi-conscientes (Aneis): acessar informações através de sua conexão com o Livro de Oa. Têm capacidade de resolver problemas, mas eles não podem tomar decisões ou agir por conta própria, e deve ser dada diretamente pelo portador:
- Tradução de quase todas as línguas (originalmente, este foi realizado utilizando a força de vontade, mas isso mudou na era moderna a ser uma função dos anéis de si).
- A comunicação entre Lanternas Verdes, independentemente da distância que os separa.
- Recursos de diagnóstico, permitindo que o usuário veja raio X, as doenças e possa diagnosticar e identificar os materiais.
- Criação e emissão de certos tipos de radiação, incluindo comprimentos de onda simuladas.
- Colocar os seres humanos em um estado de animação suspensa e puxá-los de fora.
Mudar o estado alvo da matéria e do portador:
- Permitir os objetivos do portador através de intangibilizar os objetos sólidos.
- Prestação ao portador de metas de se tornar invisível.
- Cura acelerada de feridas, proteção e tratamento de vírus e ataques biológicos e certos procedimentos cirúrgicos, incluindo a colagem de vários membros e dígitos. Mais avançados procedimentos médicos podem ser feitos automaticamente e são limitados pelo conhecimento do portador da medicina. Pré-Crise, um portador pode instantaneamente revigorar os membros que não tinham sido utilizados em anos, assim que alguém prostrado durante anos a andar como se seus músculos não estavam atrofiados.
- Virtuais que mudam de forma, gerando uma forte luz holográfica para disfarçar ao redor do portador do anel.
- Em Green Lantern: First Flight Sinestro foi capaz de "reconectar sinapses" no cérebro de um criminoso morto, a fim de extrair informação através de um tipo de discussão orientada.
- O anel cria qualquer elemento, basta apenas concentração do manipulador do anel, como mostrado no filme Lanterna Verde(2011)quando Hal cria um lança chamas, ou quando para salvar uma moça ele cria água a salvando.

FRAQUEZAS: A fraqueza de um anel do Lanterna Verde é o seu portador (embora alguns argumentem que este é a sua força). Ao longo dos anos, os anéis foram mostrados sendo capazes de realizar quase qualquer coisa dentro da imaginação do seu portador.
Em 2006, histórias em continuidade retroativa estabeleceram há muito tempo a ineficácia do anel sobre objetos amarelos, informando que o portador do Anel só precisa sentir medo, compreendê-lo e superá-lo, a fim de afetar objetos amarelos (no entanto, é uma habilidade aprendida e praticada, tornando-se uma fraqueza para alguns Lanternas Verdes), dando o crédito retroativo para a explicação da fraqueza real, mas superável do anel para o amarelo. 

HISTÓRICO DO PERSONAGEM: Hal Jordan foi chamado para ser Lanterna Verde pelo ex-dono do anel Abin Sur, tornando-se o maior Lanterna Verde da Terra. Guy Gardner foi recrutado para ser o substituto de Hal Jordan (todo Lanterna Verde necessita de um substituto caso o titular venha a morrer). Porém, Guy Gardner se feriu em um acidente e ficou hospitalizado, impossibilitando de ajudar Hal quando ele precisava (durante a época que o Arqueiro Verde o estava acompanhando em suas viagens). Assim a Tropa dos Lanternas precisou recrutar um outro substituto para Hal e o escolhido foi John Stewart (que no início, não levou a sério). Algum tempo depois, quando Coast City foi destruída pelo Superman Ciborgue, Hal se revoltou contra a Tropa dos Lanternas e saiu universo afora matando TODOS os seus companheiros. Nessa época ele adotou o nome de Parallax, como visto na minissérie Crepúsculo Esmeralda (lançada no Brasil pela primeira vez pela Abril Jovem e posteriormente, em versão encardenada, pela Panini Comics). O último dos Guardiões do Universo (Ganteth) então, recrutou o jovem Kyle Rayner para ser o novo Lanterna Verde e recuperar a Tropa dos Lanternas (com visto na minissérie Novo Amanhecer). 

O HERÓI NA MÍDIA: Lanterna Verde original estreou em All-American Comics nº16 (1940). Reformulado como um novo super-herói com o mesmo nome nos anos 60, o personagem original ficou conhecido por Lanterna Verde Alan Scott e por um tempo adotou a identidade de Sentinela (Brasil).
O Lanterna Verde atual foi lançado nos quadrinhos da década de 60, e também é conhecido como "O Lanterna Verde da Era de Prata". Sua identidade era a de Hal Jordan, membro fundador da Liga da Justiça da América. Apesar do excelente trabalho do desenhista Gil Kane nesse período, era um personagem de super-herói relativamente genérico até que em 1970 a DC resolveu emparelhá-lo com o Arqueiro Verde (Oliver "Ollie" Queen), em uma série de quadrinhos absolutamente inovadora e de cunho social. Essa época ajudou a consolidar o novo Lanterna Verde como um herói popular, apesar das séries subseqüentes abordarem temas mais cósmicos.
Em 2012, a DC Comics anunciou que o Lanterna Verde Alan Scott da nova cronologia é homossexual. A revelação foi feita na revista "Earth 2", lançada em junho nos Estados Unidos. A edição mostra o personagem Alan Scott em uma cena de amor com um amigo. 

 
ALGUNS FILMES, ANIMAÇÕES E SERIADOS:
Animações:    
            - Liga da Justiça Sem Limites (39 episódios) – 2004 a 2006
            - Green Lantern: The Animated Series (26 episódios)– 2011 a 2013
Seriados:
            Não Tem.
Filmes:
            - Lanterna Verde (2011)
Video games:
            - Injustice Gods Among Us (2013)
 
SIMBOLO
 
 

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