segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CAÇADORA (HELENA JANICE BERTINELLI)



photographed-by-Riddle

NOME ORIGINAL: HUNTESS
PAÍS: Estados Unidos da América
CRIADOR(ES): Joey Cavalieri e Joe Staton.
DATA DA CRIAÇÃO: 1996.
PRINCIPAIS INIMIGOS: Variedade de inimigos, sendo muitos deles os mesmos da Batman, tais como Coringa, Bane, e charada.

PODERES: Super atleta e artes marciais
FRAQUEZAS: Instabilidade emocional.

HISTÓRICO DO PERSONAGEM: A Caçadora da Era moderna é Helena Janice Bertinelli (3ª personagem a utilizar o nome de Caçadora), a qual foi a última sobrevivente do ataque à família Bertinelli quando, aos oito anos, presenciou a morte de sua familia, pela mão do assassino Omerta, a comando de Mandrágora. Após o incidente, foi mandada para a Sicília, para viver com seus primos, os Asaros, uma família de assassinos. Jurando vingança, seu primo Sal ensinou Helena a lutar e também a usar uma grande variedade de armas. Logo após seu primo e seu tio serem mortos pela máfia, ela foi mandada a Suíça, e jurou terminar com as guerras no submundo, incluindo a máfia.
Com 16 anos, foi à Gotham para participar de uma festa de seu tio materno, Tomaso Panessa (que tinha envolvimento com a máfia), e teve seu primeiro encontro com Batman, entrando na festa e espalhando medo pelos seus detestados parentes. Planejando seguir carreira como uma justiceira, logo entrou em uma faculdade onde estudou a máfia. Quando se formou, voltou à Gotham para se tornar a Caçadora.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SERES FANTÁSTICOS - UNICÓRNIO


NOME ORIGINAL: A origem do tema do unicórnio é incerta e se perde nos tempos. Significa Único Corno/Chifre.
PAÍS: indeterminado.
CARACTERISTICAS: Unicórnio, também conhecido como licórnio, é um animal mitológico que tem a forma de um cavalo, geralmente branco, com um único chifre em espiral. Sua imagem está associada à pureza e à força. Segundo as narrativas são seres dóceis; porém são as mulheres virgens que têm mais facilidade para tocá-los. 

HISTORICO: Acredita-se que o Elasmotherium Elasmotherium ou rinoceronte-de-chifre-grande viveu há 200 mil anos durante o Pleistoceno. Era um parente próximo dos atuais rinocerontes porém era três vezes maior, seu chifre podia chegar a quase 2 metros de comprimento, deu origem ao mito moderno do Unicórnio, como descrito por testemunhas na China e Pérsia.
Apesar de provavelmente ter sido extinto na pré-história, de acordo com a enciclopédia sueca Nordisk familjebok, publicada de 1876 a 1957, e com o cientista Willy Ley, o animal pode ter sobrevivido o suficiente para ser lembrado em mitos do povo russo como um touro com um único chifre na testa.
          Ahmad ibn Fadlan, viajante muçulmano cujos escritos são considerados uma fonte confiável, diz ter passado por locais onde homens caçavam o animal. Fadlan, inclusive, afirma ter visto potes feitos com chifres do unicórnio. 


FATOS REAIS: Em 1663, perto de uma caverna na Alemanha, foi encontrado o esqueleto de um animal que, especulava-se, seria um unicórnio. As ossadas encontradas na Alemanha eram possivelmente de Mamute com outros animais, montados por humanos de forma equivocada.
A caveira estava intacta e com um chifre único no meio, preso com firmeza. Cerca de 100 anos depois, uma ossada semelhante foi encontrada perto da mesma caverna. Os dois esqueletos foram analisados por Gottfried Leibniz, sábio da época e grande cientista (ao nível de Sir Isaac Newton), que declarou que (a partir das evidências encontradas) passara a acreditar na existência de unicórnios.
As presas de narvais capturados nas águas do Ártico circulavam por toda a Europa medieval como prova da existência de unicórnios. Tais presas seriam dotadas de poderes mágicos e curativos. 


TELEVISÃO E CINEMA: Alguns filmes que o tema envolve Unicórnio.

            - Série de animação A Caverna do Dragão (Dungeons and Dragons – 1983 a 1985)
            - O último Unicórnio (The Last Unicorn – 1982)
            - A Lenda (Legend – 1985) 

SAIBA MAIS: Algumas fontes para pesquisa.
            - Manual de Zoologia Fantástica – autor: Jorge Luis Borges