segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

SERES FANTÁSTICOS - BARÃO SAMEDI



Photographer Matt Barnes
 
NOME ORIGINAL: Em inglês: Baron Samedi
PAÍS: Haiti e região.
CARACTERISTICAS: Entidade do Voodoo haitiano. É usualmente descrito com um chapéu branco, terno preto, óculos escuros, e algodão tampando as narinas, semelhante a um cadáver vestido e preparado para o enterro no estilo haitiano. Ele tem a cara freqüentemente parecida a uma caveira branca (ou de fato tem uma caveira como cara) e fala com uma voz nasal. Ele é o cabeça da Guédé família de Loa, ou um aspecto deles, ou possivelmente o seu pai espiritual. Sua esposa é a loa Maman Brigitte. 'Samedi' significa 'sábado' em francês, embora haja etimologia alternativa. 
HISTORICO: Baron Samedi de pé nos cruzamentos, onde as almas dos humanos mortos passem a caminho de Guinee. Bem como sendo o loa sábio da morte, ele é um loa sexual, freqüentemente representado por símbolos fálicos e famoso pela perturbação,
obscenidade, deboche, e tendo uma predileção especial para o tabaco e o rum. Além disso, ele é o loa do sexo e ressurreição, e nesta última capacidade que ele muitas vezes é invocado por aqueles que estão perto da morte ou a morte se aproxima, para cicatrização, já que é apenas o Barão que aceita um indivíduo no reino dos mortos. Ele é considerado um juiz sábio, e um mágico poderoso. Assemelha-se muito à entendide do Camdomblé conhecida como Exu.
            O Barão Samedi possui grande força física e é imortal. Sua fraqueza consiste em não ser páreo para entidades mais poderosas. 
FATOS REAIS: Cultuado no Voodoo Haitiano, tem poder sobre os mortos. 
 
TELEVISÃO E CINEMA: Segue alguns dos filmes e documentarios envolvendo o Baron Samedi. São eles:

- Filme 007 Viva e deixe viver (007 Live and Let Die - 1937).
- Serie Sobrenatural (Supernatural) – Episódio 19 – Hammer of the Gods (5ª Temporada). 

SAIBA MAIS: Algumas fontes para pesquisa.
- Do vodu a macumba (Livro) – autora Márcia Cristina Neves
           - Vodu: Fenômenos Psíquicos da Jamaica (Livro) – autor Joseph John Williams                     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário