NOME ORIGINAL: SUPERMAN
PAÍS: Estados Unidos da
América
CRIADOR(ES): Joe Shuster e Jerry Siegel.
DATA DA CRIAÇÃO: Junho de 1938.
PRINCIPAIS INIMIGOS: General Zod, Apocalypse,
Darkseid, Brainiac e Lex Luthor.
PODERES: Os poderes e habilidades de Superman
modificaram-se drasticamente desde sua primeira aparição na década de 1930.
Conforme o personagem ia se desenvolvendo, suas habilidades foram sendo
ampliadas para manter o interesse de sua audiência. A extensão de seus poderes
chegou ao topo durante as décadas de 1970 e 1980, de tal forma que tornou-se
difícil criar desafios interessantes ao personagem. Como resultado, seus
poderes foram diminuídos quando sua história foi "resetada" pelo
escritor John Byrne depois da série Crise
nas Infinitas Terras. Depois da saída de Byrne, seus poderes foram
gradualmente aumentados novamente mas, mesmo assim ele continua mais fraco do
que o Superman pré-Crise. Seus poderes ao longo de sua existência foram:
Superforça: Uma força muito maior do que a de um ser
humano normal, fazendo-o "mais poderoso que uma locomotiva," é um dos
poderes de assinatura do Superman. Representações do limite superior da
quantidade de peso que ele pode levantar variaram; por exemplo de ser capaz de
fazer o trabalho de vários operários na metade do tempo, levantar objetos
centenas de vezes com o seu próprio peso, incluindo qualquer veículo de tamanho
sobre sua cabeça, dobrar e / ou quebrar o aço com as mãos nuas, elevar
montanhas, e todo o caminho até a Idade da Prata e Idade Moderna mover planetas
inteiros. Depois de ser saturado com energia solar amarela no Grandes
Astros: Superman, sua força foi testada como excedendo a força de 200
quintilhões de toneladas (ou 2x10 ^ 20 toneladas, em notação científica, ou
seja, 200.000.000.000 bilhões de toneladas ou ainda 200.000.000.000.000.000.000
de toneladas). As explicações incluem adaptação para a gravidade mais pesada de
Krypton, e seus músculos usaram o poder da energia solar que alimenta todas as
suas habilidades. A resistência de Superman também foi mostrada como ilimitada
(enquanto ele permanecer na luz solar amarela).
Invulnerabilidade: Imunidade a quase todas as formas de dano, incluindo a força extrema e
temperaturas extremamente elevadas. A eficácia variou de sua pele ser
perfurável por nada menos que uma "concha de explosão" para ser
completamente ileso no marco zero de uma explosão nuclear. Esta habilidade
inclui imunidade às doenças mais conhecidas, como vírus e toxinas. Explicações
para essa capacidade incluem kryptonianos com uma estrutura molecular extremamente
densa para cada uma de suas células, emitindo uma aura inquebrável de energia
solar. No entanto, em raros casos Superman tem exigido atenção médica, esta
resistência a lesões complicou procedimentos necessários, como a cirurgia. Por
exemplo, quando um criminoso atirou com munição de kryptonita, um cirurgião foi
forçado a dar ao Superman uma exposição controlada ao mineral, a fim de
enfraquecer temporariamente a sua pele o suficiente para fazer as incisões
necessárias para remover os fragmentos internos da bala. Em algumas versões,
este poder retarda muito o seu envelhecimento e aumenta à medida que ele fica
mais velho, às vezes tornando-o efetivamente imortal. O epílogo para a Sociedade da Justiça da América no
enredo "O Reino do Amanhã" (uma espécie de sequência para a série
limitada O Reino do Amanhã), mostrando Superman sobrevivendo mil anos no
futuro, ainda que com uma idade muito avançada, como um homem encurvado. Outra
versão no DC Um Milhão de vidas por meio do Século 853, cerca de 83.200
anos a partir de agora.
Vôo: A capacidade de
desafiar e naturalmente operar de forma independente da gravidade e
impulsionar-se através do ar à vontade. Originalmente, ele só tinha o poder de
saltar grandes distâncias, como afirmado na década de 1940 nos desenhos
animados do Superman ("Capaz de saltar prédios altos num único
salto"). Isso variou de simplesmente ser capaz de saltar grandes
distâncias usando sua força imensa, para início no final de 1941 sendo capaz de
acelerar, flutuar no ar, e mudar de direção enquanto viaja. Mais tarde ele se
tornou capaz de atravessar distâncias interestelares sem parar. Lex Luthor, uma
vez teorizou que Superman tinha a haste de um planeta gigante com gravidade
enorme, onde sua espécie desenvolveu naturais órgãos anti-gravidade e serem
capazes de funcionar; na Terra, este lhe permitiria controlar o seu próprio
campo gravimétrico para voar.
Supervelocidade: Outra das
habilidades de assinatura do Superman é a sua velocidade sobre-humana,
permitindo-lhe mover, reagir, correr, e voar extraodinariamente rápido.
Originalmente classificado como sendo "mais rápido que uma bala",
permitindo-lhe pegar balas no ar antes de atingi-lo, ou qualquer outra pessoa.
Velocidades máximas variaram de cerca de cem quilômetros por hora, quando ele
foi criado na década de 1930 a velocidades próximas a velocidade da luz na
década de 1970 e 1980. Seus pensamentos e percepções são também muito
acelerados para ser capaz de controlar suas ações enquanto se move em altas
velocidades. A velocidade de corrida do Superman muitas vezes foi comparada com
a do Flash. Mas ja foi mostrado pela
própria DC, seguinte a reformulação pós-crise, que o unico personagem que
ultrapassa a velocidade da luz é o Flash.
Visão de raio-x: A capacidade de
ver através de objetos sólidos, geralmente com a exceção do chumbo. As
primeiras histórias no princípio de que esconder objetos o impediria de encontrá-los,
no entanto, as histórias mais modernas mostram Superman sendo capaz de tirar
proveito da opacidade para fazer uma varredura gama de uma área com sua visão
de Raios-X em que os objetos tornam-se imediatamente visíveis e, em seguida,
estreitou sua busca aos locais específicos. As explicações de como funcionava
este poder variaram, mas raramente incluem a emissão e percepção do real
Raio-x, como a radiação de alta energia, seria realmente perigoso para os seres
vivos que usa-sem. A teoria mais comum envolve ser capaz de ver e concentrar-se
sobre os padrões de radiação cósmica natural como ele reverbera objetos fora. A
visão de Raio-x foi usada pela primeira vez por Superman em Action Comics # 11
(Abril 1939), onde era chamado de "Superman é a visão de raios-X."
Visão de calor: Capacidade de
emitir a energia solar a partir de seus olhos. Geralmente os lasers se
assemelham a vermelho ou laranja - como feixes, o que pode ser invisível a
baixas temperaturas, mas extremamente brilhante em altas. O alcance efetivo de
seus raios são centenas de pés. Além da variação da largura do feixe, altura e
intensidade, Superman tem demonstrado um alto grau de habilidade e precisão na
manipulação de seu uso dos feixes, capaz de com este poder fazer precisão
cirúrgica e em níveis microscópicos. Uma vez que o poder pode ser usado de
forma invisível, Superman muitas vezes leva vantagem, para executar tarefas
sutilmente, sem necessidade de entrar na fantasia. Em algumas versões, esses
feixes também pode ser usados para produzir grande força concussiva ao invés de
calor. Os feixes são tremendamente poderosos e pode ser usado para ruptura de
placas de aço e pulverizar rocha. Também em algumas histórias, ela pode ser
refletida como um laser verdadeiro, capaz de usar uma grande habilidade e
precisão na manipulação das explosões em alvos múltiplos em rápida sucessão, ou
mais comumente para remover o cabelo facial muito durável. Às vezes, demonstrou
ser um dos seus poderes mais fisicamente drenados para usar, quando ele usa
energia concentrada, tais como solar. Nas histórias pré-crise, Clark usa óculos
com lentes de vidro de Krypton (inicialmente canibalizados da cúpula do seu
foguete de transparência) para que ele possa disparar sua visão de calor
através deles sem danificá-los. Nas histórias do 1986 em diante, relançaram
Clark usando óculos regular e, em seguida, com a revisão em Superman: Origem Secreta, ele usa óculos
com vidro kryptoniano que são destinados a conter emissões indesejadas e, nesta
situação, Clark é forçado a tirá-los momentaneamente do arco de seus olhos,
queimando ao usar sua eficaz visão de calor.
Respiração Super-Humana: Capacidade de inspirar e expirar grandes volumes de ar com grande força,
capaz de extinguir grandes incêndios e mover objetos pesados como carros.
Também permite que Superman prenda a respiração por longos períodos em
ambientes sem ar. O lançamento (exalação) de ar altamente comprimido através de
uma válvula (como os lábios franzidos) faz com que a temperatura caia
radicalmente. Isto é conhecido como efeito Joule-Thomson, e quando Superman faz
isso, ela é normalmente referida como Sopro Congelante, e pode esfriar
objetos a temperaturas abaixo de zero e congelar sólido a umidade do ar.
Super-Audição: Pode ouvir sons
muito mais baixos, com muito mais detalhes a distâncias muito maiores do que
normalmente é humanamente possível, incluindo sons em freqüências indetectável
para seres humanos, tais como apitos para cães. Superman é capaz de mentalmente
captar a maior parte destes sons para ouvir normalmente, mesmo em um ambiente
ruidoso, e pode se concentrar em coisas específicas, como a voz de uma pessoa
ou batimentos cardíacos, mesmo que estejam em outra parte da cidade. Ele pode
até mesmo ouvir sons em outros planetas. Como os seres humanos e a maioria dos
animais, ele tem a habilidade de automaticamente perceber o seu próprio nome
fora do amontoado de várias conversas ouvidas por acaso, fazendo-o adepto de
rapidamente responder às chamadas de sofrimento por toda a cidade.
Visão Sobre-Humana: Seus sentidos concedem-lhe a capacidade de ver mais longe e com maior
precisão e detalhes do que humanamente possível. Às vezes, inclui a capacidade
de ver em frequências invisíveis aos seres humanos, tais como transmissões de
rádio, luz infravermelha, a aura bioelétrica que envolve todas as coisas vivas,
mesmo em escuridão total. Desdobramentos deste poder incluem Visão
Telescópica, que lhe permite "em zoom" enxergar objetos ao
longe, e às vezes, centenas de quilômetros de distância, e Visão Microscópica,
o que lhe permite aplicar zoom em objetos que normalmente seriam muito pequenos
para ver, como os em um nível celular ou molecular.
Olfato Sobre-Humano: Um senso de alta precisão do olfato comparável ao de alguns animais, como
cães. Pode ser usado para detectar coisas como os produtos químicos em uma
bomba escondida em algum lugar numa sala lotada.
Memória eidética: Superman é ocasionalmente mostrado ter recordação, impecável e total em
tudo que ele já viu, leu ou ouviu. Por sua vez, ele é muitas vezes descrito
como sendo fluente em muitas das línguas e culturas da Terra.
Hipnose: Este poder foi criado
para justificar o motivo das pessoas não reconhecerem-no caso use óculos.Este
poder permite Superman projetar a imagem que ele quer nos olhos das pessoas com
a ajuda de seus óculos que possuem lentes feitas com pedaços de vidros do
planeta kripton, assim intensificando esse poder 'hipnótico" fazendo as
pessoas acreditarem que Clark Kent não é o Superman.
Viagem no tempo ou entre dimensões: Possuindo esse poder, Superman pode viajar no hiperespaço a velocidades
superiores as da luz e criar portais temporais e interdimensionais.
FRAQUEZAS: Os pontos fracos do Superman são:
Kryptonita: Sua fraqueza mais conhecida.
Fragmentos radioativos do planeta Krypton criados por fusão durante a explosão
que destruiu seu planeta natal. As células do Superman armazenam radiação
eletromagnética (como a luz solar) e convertem-na em energia, manifestando-se
como seu super-poderes. Quando Superman é exposto a kryptonita (dentro de cerca
de 10 pés ou menos de qualquer tamanho ou quantidade), sua alta radiação
rapidamente interfere com este processo, causando dor física severa e a perda
de seus poderes, embora o chumbo possa ser usado para bloqueá-lo para fora.
Sol Vermelho: Natural do sistema planetário de
Krypton, o vermelho da radiação solar substitui o alto rendimento de energia
solar amarela nas células do Superman, roubando-lhe o combustível para seus
poderes. Este processo não tem os sintomas dolorosos, incapacitante da
Kryptonita, e essencialmente o deixa com a saúde normal e habilidades de um ser
humano em seu tamanho e forma, como fez para toda a população de Krypton
durante sua existência. Exposição à luz solar amarela faz com que os seus
poderes voltem. Outros que sejam afetados pela radiação solar vermelha,
utilizando a sua energia solar amarela antes de ter a chance de recarregar também
faz com que Superman perca seus poderes.
Magia: Ela varia de escritor para escritor. Embora não seja
tanto uma fraqueza real, a invulnerabilidade do Superman não oferece nenhuma
proteção contra magia. Como resultado, lançar feitiços sobre Superman afetam-o
do mesmo modo que afetariam uma pessoa comum. Isso às vezes vai tão longe como
armas encantadas serem capazes de subverter também a sua invulnerabilidade.
Geralmente, ele sofre a vulnerabilidade desde que ele é diretamente atacado com
magia. Mas existe uma série de exceções, como em Justice League of America
(versão 1) # 49, onde Superman enfrenta um ogro. Ataques diretos do
Superman não têm efeito sobre o ogro, no entanto Superman é capaz de prejudicar
o ogre através da utilização de uma vara.
Forças Físicas Maciças: Enquanto Superman é
extremamente resistente a mais danos físico, ele não é bastante ou
completamente invulnerável e é suscetível a lesões temporárias de forças
físicas normalmente entregue a ele por alguns de seus inimigos superpoderosos
intergaláticos. Superman tem a capacidade para ganhar energia da luz solar por
ser contraproducente;por exemplo, se ele é espancado tão rapidamente que seu
corpo não tenha tempo para curar (como aconteceu em sua batalha com Apocalypse).
Em alguns exemplos da mídia, ele foi mostrado ter uma vulnerabilidade similar à
eletricidade, uma fraqueza explorada por nemeses Conduit e Live Wire.
Chumbo: O chumbo é o único material conhecido que não é afetado
por sua visão de raio X, isto é, é o único material que sua visão de raio X não
consegue transpor, impedindo-o de ver objetos contidos dentro câmaras de
chumbo, por exemplo (entretanto, Superman pode partir e esmagar chumbo com
facilidade).
Kryptonita vermelha: Diferentemente da
kryptonita verde, não causa nem um efeito corporal ou dano físico, no entanto
parece afetar a mente de um kryptoniano, alterando sua personalidade e seu modo
de pensar e raciocinar, ou seja, como o superman é calmo e do bem ele se torna
agressivo e mal. Os unicos que tem conhecimento do efeito da kryptonita
vermelha sobre os kryptonianos são Batman(Que tem conhecimento do ponto fraco
de diversos heróis e vilões caso seja preciso detelos) e Lex Luthor(Que
investiga o Superman constantemente para saber como derrota-lo e acabar com sua
reputação).
HISTÓRICO DO
PERSONAGEM:
O personagem nasceu no fictício planeta Krypton e foi
chamado pelos seus pais de Kal-El (que significaria Filho das Estrelas
no idioma kryptoniano). Foi mandado à Terra por seu pai, Jor-El, um cientista,
momentos antes do planeta explodir. O foguete aterrissou na Terra na cidade de Smallville
(por alguns anos, foi traduzida no Brasil como Pequenópolis), onde o jovem
Kal-El foi descoberto pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent.
Conforme foi crescendo, ele descobriu que tinha habilidades diferentes dos
humanos. Quando não está atuando com o tradicional uniforme azul e vemelho, ele
vive como Clark Kent, repórter do Planeta Diário (Estrela Diária em
Portugal). Clark trabalha com Lois Lane, com quem hoje é casado.
O HERÓI NA MÍDIA: A primeira aparição do Superman foi em Action Comics #1, em 1938. Em
1939, uma série de mesmo nome foi lançada. A primeira edição consistiu
principalmente de aventuras já publicadas em Action Comics, mas apesar
disso a revista atingiu grande vendagem. 1939 também foi publicado na especial New
York World's Fair Comics, que no verão de 1942 virou World's Finest
Comics. Com a edição #7 de All Star Comics, Superman fez sua
primeira de um número infrequente de aparições, nesta ocasião aparecendo
brevemente para estabelecer-se como membro honorário da Sociedade de Justiça da América.
Inicialmente Jerry Siegel e Joe Shuster queriam ser
responsáveis por toda história e arte de todas as tiras publicadas. Entretando,
a visão de Shuster começou a deteriorar-se, e o aumento das aparições da
personagem implicou numa sobrecarga de trabalho. Isso fez com que Shuster
estabelecesse um estúdio para ajudar na produção da arte embora ele insistisse
em desenhar o rosto de todo Superman que o estúdio produzia. Fora do estúdio, Jack
Burnley começou fazendo capas e histórias em 1940. Wayne Boring, inicialmente
empregado no estúdio de Shuster, começou trabalhando para DC em 1942 fazendo
páginas para Superman e Action Comics.
ALGUNS FILMES, ANIMAÇÕES E SERIADOS:
Animações:
- Superman (Animação de Max
Fleischer) – 1941 a 1942 – 17 episódios
- The New Adventures of Superman (Animação da Filmation) – 1966 à 1969
-
Superamigos (Animação) – 1973 à 1984
-
Superman (Animação) – 1987 – 13 episódios
- Superman: The Animated Series (Warner Bros.)
- 1996
Seriados:
-
Superman (ator: George Reeves) – Seriado para cinema – 1948
- Atom Man vs
Superman (ator: George Reeves) – Seriado para cinema – 1950
- Superman and the Mole-Men (ator: George Reeves) – 1951
- As Aventuras do Superman
(ator: George Reeves) – 1951 à 1958
- Superboy – 1988 à 1992
- Lois & Clark: The New Adventures of Superman (Ator: Dean Cain) – 1993
à 1996
-
Smallville – 2001 à 2011
Filmes:
- Superman
(ator: Christopher Reeve) – 1978
- Superman
II (ator: Christopher Reeve) – 1980
-
Superman III (ator: Christopher Reeve) – 1983
-
Superman IV (ator: Christopher Reeve) – 1987
-
Superman – O Retorno (ator: Brandon Routh) – 2006
Video games:
- 1978: Superman, da Atari para o Atari 2600.
- 1984: Superman
III, da Atari, para seus computadores de 8 bits. Nunca foi lançado.
- 1985: Superman: The Game da First Star Software, para o Commodore
64.
- 1987: Superman,
da Kemco para o NES.
- 1988: Superman: Man of Steel, da Tynesoft para o Commodore 64.
- 1988: Superman, fliperama da Taito.
- 1992: Superman: The Man of Steel, da Virgin Interactive para o Master
System.
- 1992: Superman,
da Sunsoft para o Mega Drive.
- 1994 / 1995: The Death and Return of Superman (baseado em A
Morte do Superman), da Sunsoft, para Super Nintendo e Mega Drive.
- 1995: Personagem jogável em Justice League Task Force, da Acclaim
para Super Nintendo e Mega Drive.
- 1998: Superman,
da Titus para o Game Boy.
- 1999: Superman
64, da Titus para o Nintendo 64.
- 2002: Personagem jogável em Justice League: Injustice for All, da Midway
para o Game Boy Advance.
- 2002: Superman:
The Man of Steel, da Infogrames/Atari para o Xbox.
- 2002 / 2003: Superman: Shadow of Apokolips, da Infogrames/Atari,
para PlayStation 2 e GameCube.
- 2003: Superman: Countdown to Apokolips, da Infogrames/Atari para
Game Boy Advance.
- 2003: Personagem jogável em Justice League: Chronicles (também
baseado no desenho da Liga), da Midway para Game Boy Advance.
- 2006: Personagem jogável em Justice League Heroes, da Eidos para
PlayStation 2, Xbox, Nintendo DS e PSP. Aparece como personagem auxiliar,
não-controlável na versão de Game Boy Advance deste jogo (que é focalizada no Flash).
Dublado por Crispin Freeman nas versões para console.
- 2006: Superman
Returns (baseado no filme de mesmo nome), da Electronic Arts para
PlayStation 2, Xbox, Xbox 360 e Nintendo DS. Dublado por Brandon Routh nas
versões para console.
- 2006: Superman
Returns: Fortress of Solitude, da Electronic Arts para Game Boy Advance.
- 2008: Personagem jogável
em Mortal Kombat vs. DC Universe, da Midway para Playstation 3 e Xbox
360. Dublado por Chris Smith.
- 2010: DC
Universe Online, da Sony para Playstation 3 e PC. Dublado por Adam Baldwin.
- 2013: Injustice:
Gods Among Us, disponível para PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii U. Dublado por
George Newbern na versão americana e Guilherme Briggs na versão brasileira
SIMBOLOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário