segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

HOMEM-FORMIGA (HENRY PYM)

 

NOME ORIGINAL: ANTMAN
PAÍS: Estados Unidos da América
CRIADOR(ES): Stan Lee e Jack Kirby
DATA DA CRIAÇÃO:  1962

PRINCIPAIS INIMIGOS: Attuma, Cabeça de Ovo e Camarada X.

PODERES:
 - Capacidade de alteração de tamanho, no caso, encolher, mantendo a força-física de seu tamanho normal.
-  Capacidade de controlar e se comunicar com insetos, principalmente as formigas, através de seu "capacete cibernético".

FRAQUEZAS: Sem informação

HISTÓRICO DO PERSONAGEM: Henry Pym é considerado um dos maiores cientistas do Universo Marvel. Ele foi o inventor das "partículas Pym", um produto que altera o tamanho dos seres vivos, pretendendo beneficiar a Humanidade. Mas, ao ser ridicularizado pela comunidade científica, começou a usar nele mesmo, logo após a morte da sua primeira esposa, a húngara Maria Trovaya, quando escapava da polícia secreta da Hungria. Depois conheceu a srta. Janet van Dyne (que mais tarde se tornaria a Vespa e sua segunda mulher). Como Homem-Formiga, ele enfrentaria vários vilões tais como Attuma, Cabeça de Ovo e Camarada X.
     Já foi capaz de penetrar e curar o corpo do Visão, em aventuras com os Vingadores. As constantes mudanças de Pym revelaram que sofria de problemas mentais, dentre eles um complexo de inferioridade em relação a sua esposa Janet, e esses distúrbios causaram problemas para os Vingadores, sendo talvez o mais grave a criação do robô Ultron, que quase destruiu a Costa Oeste e quis acabar por diversas vezes com o mundo, mas foi impedido pelos Vingadores. Pym acabou por deixar o uniforme de Homem-Formiga para Scott Lang, que assim se tornou o segundo a adotar esse nome.
     Deve ser o maior "encolhedor" da Marvel, superando o Gênio, da extinta Tropa Gama e o mutante Miúdo.
     Na Guerra Civil, Pym foi um dos primeiros a se alistar no governo. É um dos maiores idealistas, ao lado do Homem de Ferro e do Sr. Fantástico. Ele, em uma das primeiras batalhas, encarou o Dr. Bill Foster, antes dele ser morto pelas mãos do clone do Thor.
     Após o término da Guerra Civil, Pym se tornou o Diretor da Iniciativa dos 50 Estados, comandando ao lado do Máquina de Combate o Campo Hammond em Stanford para treinar e preparar para o Governo Americano todos aqueles que possuíam super-poderes.
     Foi revelado ao final da Invasão Secreta, que Pym era na verdade uma alienígena Skrull disfarçado. E que o projeto Iniciativa não passava de um plano dos Skrulls para plantarem um agente super-skrull em cada equipe norte-americana, sendo que o verdadeiro Pym havia sido capturado logo após a queda dos Vingadores e substituído, até a batalha final da Invasão Secreta.
     Após a morte de Janet van Dyne (uma das conseqüências da Invasão Skrull), Hank deixou de lado suas identidades heróicas anteriores e passou a combater o mal com o codinome O Vespa, adaptando seus poderes em homenagem à sua mulher.
 
O HERÓI NA MÍDIA: A primeira aventura do Homem-Formiga aconteceu na revista  Tales to Astonish número 27 (janeiro de 1962), quando numa estória que deveria ser única, mas viria a participar de outras estorias da mesma revista, agora usando um uniforme de Super-herói e o codinome de Homem-Formiga. Participou de algumas animações de Os Vingadores, também como seu outro alter ego Golias. Também aperece em alguns Games d’Os Vingadores.


ALGUNS FILMES, ANIMAÇÕES E SERIADOS: 

Animações:
- Os Vingadores: Os Mais poderosos Heróis da Terra – 52 episódios (2010-2012)

Seriados:
-      Não tem

Filmes:
       - Homem-Formiga – Previsão para 2015.  

Video games:
- Lego Marvel Super Heroi – TT Games (2013)

Veja a seguir o Trailer do Filme da Marvel do Homem-Hormiga.




Nenhum comentário:

Postar um comentário