domingo, 26 de julho de 2015

AUTORES BRASILEIROS DE TERROR - R.F. LUCCHETTI

Rubens Francisco Lucchetti nasce em 29 de Janeiro de 1930, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP) e é um dos maiores, se não o maior, ficcionista brasileiro. Também possui obras de roteirista de filmes, historias em quadrinhos e fotonovelas. Atualmente é considerado o "Papa da Pulp Fiction" no Brasil.
Autodidata, frequentou até o quarto ano Primário, estudando no Grupo Escolar "Tomas Galhardo", em Vila Romana, na capital paulista. Além de sua intensa atividade literária e artística, exerceu as mais variadas profissões, atuando desde almoxarife até chefe de escritório.
Aos treze anos de idade, começou a trabalhar como office boy numa loja de autopeças pertencente a parentes de sua mãe. Somente em  1948, iniciou sua atividade jornalística, colaborando durante quinze anos com praticamente todos os jornais existentes na época , em Ribeirão Preto, onde residia, escrevendo folhetins, contos, poemas e textos sobre Cinema e Literatura.
Em 1956, atendendo a um pedido de Aloysio Silva Araújo, famoso homem da radiofonia brasileira, que, na época, era diretor de broadcasting da PRA-7 Rádio Clube de Ribeirão Preto, criou: o Grande Teatro de Aventuras, que era apresentado diariamente, de segunda a sexta-feira, nos finais de tarde; e o Grande Teatro A-7, que ia ar nas noites de domingo e que uma vez por mês era substituído pelo Grande Teatro de Mistério. Foi um dos fundadores do Clube de Cinema de Ribeirão Preto.

           Durante a década de 1960, R. F. Lucchetti organizou e realizou manifestações culturais e uma série de filmes de animação. Foi nesse período que começou a publicar, de forma esporádica, artigos para os jornais O Estado de São Paulo e Shopping New.
Lucchetti escreveu inúmeras HQ para alguns dos maiores desenhistas do Brasil, começando a publicar histórias aos doze anos, na década de 1940. Seu primeiro texto foi “A Única Testemunha”, escrita sob influência de contos de Edgar Allan Poe, assinando, na maioria das vezes, sob o pseudônimo estrangeiros, tais como Theodore Field ou Terence Gray. Escreveu e publicou ao todo aproximadamente 1.547 livros, 300 Histórias em Quadrinhos, 25 roteiros de filmes e centenas de programas de rádio e televisão, finalizando com inúmeros contos para revistas pulp.
Foi para a editora carioca Cedibra – Companhia Editora Brasileira, que R. F. Lucchetti produziu romances de bolso de Horror e de Detetive & Mistério, além de traduzir obras estrangeiras.
Um de seus livros, Noite Diabólica, publicado em 1963, é considerado "o primeiro livro de Terror escrito no Brasil”
Em 1966, poucos meses após haver se mudado para a cidade de São Paulo, Lucchetti iniciou uma parceria com o cineasta José Mojica Marins (Zé do Caixão), para o qual escreveu quase duas dezenas de roteiros de longa-metragem e, entre outras coisas, os scripts dos programas de TV  Além, Muito Além do Além e O Estranho Mundo de Zé do Caixão.
Com o ilustrador, desenhista e quadrinista Nico Rosso, criou diversas revistas de histórias em quadrinhos (A Cripta, O Estranho Mundo de Zé do Caixão, Zé do Caixão no Reino Terror, A Sombra, entre outras), que renovaram os quadrinhos brasileiros de Horror.
Criou, em 1970, para a Editora Prelúdio, que estava em sérias dificuldades financeiras, diversas revistas masculinas em pequeno formato: Mulheres em Preto e Branco, Mulheres para Fim de Semana, Mulheres Só para Homens, Show de Mulheres e Show Girl e, de 1972 a 1981 foi um dos editores da Cedibra.
Por intermédio de José Mojica Marins, conheceu, em 1977, o cineasta Ivan Cardoso, para quem escreveu os roteiros dos filmes O Segredo da Múmia, As Sete Vampiras, O Escorpião Escarlate e Um Lobisomem na Amazônia.
Na década de 1980, escreveu roteiros para Calafrio e Mestres do Terror, dois gibis de Terror publicados pela Editora D-Arte, de Rodolfo Zalla.
Em 2014, a Editorial Corvo, uma empresa do grupo Editorial ACP, lançou a Coleção R. F. Lucchetti, que irá publicar quinze de seus livros. O primeiro título da coleção é As Máscaras do Pavor.
Atualmente, está escrevendo um roteiro de longa-metragem: O Lago das Mortas-Vivas, cujas protagonistas, cinco jovens zumbis, aterrorizam uma pequena cidade do interior do Brasil. 

Alguns de suas publicações (livros) até o momento são:





1952
Música Secreta (Edição do Autor) 

1963
Noite Diabólica (Editora Outubro)
O Dóbre Sinistro (Editora Outubro)
O Ouro dos Mortos (Editora Outubro) 

1972
Legião de Vampiros (Editora Edrel), antologia
Fim-de-Semana com a Morte (Cedibra)
Confissões de uma Morta (Cedibra) 

1973
Sombras do Mal (Cedibra)
Os Amantes da Sra. Powers (Cedibra) 

1974
O Fantasma do Tio William (Cedibra)
O Caso do Manequim (Cedibra)
Feiticeiras do Amor (Cedibra)
A Última Noite de Amor (Cedibra)
Sete Ventres para o Demônio (Cedibra)
A Maldição do Sangue de Lobo (Cedibra)
Museu dos Horrores (Cedibra)
Os Vampiros Não Fazem Sexo (Cedibra)
A Lua do Lobisomem (Cedibra)
Os Olhos do Vampiro (Cedibra)
A Escrava de Satanás (Cedibra) 

1975
No Domínio do Mistério (Cedibra)
A Volta de Frankenstein (Cedibra)
O Emissário de Satã (Cedibra)
Nos Domínios de Drácula (Cedibra)
O Demônio Exorcista (Cedibra)
Sexo de Encomenda (Cedibra)
A Princesa das Sombras (Cedibra)
Trágica Obsessão (Cedibra)
O Castelo da Dama de Azul (Cedibra)
Crepúsculo Sobre a Neve (Cedibra)
Fogo Sagrado (Cedibra)
O Fantasma de Greenstock (Cedibra)
A Filha da Noite (Cedibra)
Em Nome do Amor  (Cedibra)
O Solar dos Gansfields (Cedibra) 

1976
Um Álibi de Amor (Cedibra) 

1977
A Cidade dos Corruptos (Cedibra) 

1979
O Crime da Gaiola Dourada (Difel)

1980
Sedução à Italiana (ZIP Editora) 

1983
O Fantasma de Tio William (Editora Melhoramentos) 

1987
Carlitos o Mito Através da Imagem (Editora Colégio) 

1992
O Fantasma de Tio William (Editora Ática, Coleção Vaga-Lume) 

1993
O Cavaleiro Solitário (Editora Fittipaldi)
Ouro Maldito (Editora Fittipaldi)
A Teia nas Sombras (Editora Fittipaldi) 

1995
Uma Sombra do Passado (Editora Fittipaldi)
O Lobisomem (Editora Fittipaldi) 

2003
Os Extraordinários (Opera Graphica Editora) 

2014
As Máscaras do Pavor (Editorial Corvo/Editora Devaneio)
Contatos
Site: rflucchetti.com.br
Blog: Não localizado
e-mail: rflucchetticontato@gmail.com

Até o próximo mês com o perfil de GIULIA MOON

Nenhum comentário:

Postar um comentário