quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

DA LITERATURA PARA A TELONA

     Quem já não comparou um filme com o respectivo livro que lhe deu origem? Eu posso confessar que já fiz - e faço - isso muitas vezes. Na maioria delas o livro leva vantagem, uma vez que trás muito mais informações sobre a história e detalhes dos personagens, além do seu limite ser a nossa imaginação e não a visão do diretor.
     E é essa reflexão que "100 filmes - Da literatura para o Cinema", da editora Best Seller, busca trazer aos seus leitores e cinéfilos.
Henri Mitterand
     Organizado por Henri Mitterand, o livro toma como referência filmes famosos (alguns não tão famosos e até desconhecidos no Brasil), e reflete sobre eles e os romances que lhes deram origem. Mesmo cada um tendo seu ponto de vista quanto a escolha dos filmes, e polêmicas a parte, o interessante da obra em questão são os filmes escolhidos e suas análises.
     O livro é organizado num formato padrão: Título, Sinopse, Ficha Técinca, Outra Versões (se houver), Análise Geral e um pequeno Box, com demais informações, curiosidades e bibliografia.
     A obra contem filmes como Apocalipse Now, de Francis Coppola, inspirado no livro Coração das Trevas, de Joseph Conrad, e Doutor Jivago, versão de David Lean para o romance de Boris Pasternak.
     100 filmes - Da Literatura para o Cinema tem a tradução de Clovis Marques, possui 352 páginas e seu preço estimado é de R$ 79,00. Uma boa dica para aqueles que gostam de livros e cinema, e vice-versa.

Por J. Modesto

Nenhum comentário:

Postar um comentário