segunda-feira, 21 de julho de 2014

SERES FANTÁSTICOS - ANÚBIS


NOME ORIGINAL: Anúbis (em grego antigo: Ἄνουβις, Anoubis) é o nome dado pelos antigos gregos ao deus com cabeça de chacal associado com a mumificação e a vida após a morte na mitologia egípcia. Na língua egípcia, Anúbis era conhecido como Inpu (também grafado Anup, Anpu e Ienpw).
PAÍS: Antigo Egito e região.
CARACTERISTICAS: Corpo de homem e cabeça de Chacal. Apesar de muitas vezes identificado como "sab", o chacal, e não como "iwiw", o cachorro, ainda existe muita confusão sobre qual animal Anúbis realmente tinha a cabeça. Alguns egiptólogos se referem ao "animal de Anúbis" para indicar a espécie desconhecida que ele representava. As cidades dedicadas a Anúbis eram conhecidas pelo grande número de múmias e até por cemitérios inteiros de cães.  

HISTORICO: Anúbis é uma das mais antigas divindades da mitologia egípcia e seu papel mudou à medida que os mitos amadureciam, passando de principal deus do mundo inferior a juiz dos mortos, depois que Osíris assumiu aquele papel. O papel funerário de Anúbis, é muito importante, pois depois da mumificação os egípcios acreditavam, que o coração era entregue ao Deus Anúbis, ele pesava-o em conjunto com a Pena da Verdade, se o coração fosse mais pesado que a pena, era pesado de maldade e Ammit, o Deus Leão, comia-o, mas se fosse leve de bondade, Anúbis levava-o num barco a atravessar o Rio Nilo para ir ter com o Deus Osiris, Deus da Morte e do Submundo, ao mundo dos mortos, para viver a "Vida depois da Morte" 

 
FATOS REAIS: Seu culto está patente nas necrópoles, nas quais estão registrados preces e hinos que evocam sua proteção, além das paredes das mastabas mais antigas. Os principais centros de culto de Anúbis no Egito foram a décima sétima província, em especial sua capital Cinópolis, além de Licópolis (atual Asyut). 

 
TELEVISÃO E CINEMA: Alguns filmes que tem no tema o envolvimento de Anúbis.
            - Stargate (Stargate – 1994) 

SAIBA MAIS: Algumas fontes para pesquisa.
            - Na-Pu: O papiro de Wadjet (Livro) – autora: Nicole Sigaud
            - O Livro dos Mortos do Antigo Egito

domingo, 20 de julho de 2014

4º LIVROS EM PAUTA


      O evento LIVROS EM PAUTA foi criado pelo escritor Edson Rossatto, com o intuito de promover o encontro de escritores, editores, críticos literários e demais profissionais do livro com leitores e escritores amarotes, gerando debates e bate-papos descontraídos por intermédio de atividades gratuitas, como mesas-redondas, palestras, sessões de autógrafos e lançamentos de livros.
      Agora, em sua 4ª edição, LIVROS EM PAUTA acontece no dia 09/08/2014, das 10h00 as 20h00, nas dependências da FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, situada à Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana - São Paulo (SP), entre as estações Vila Mariana e Ana Rosa do Metrô.
      E é nesse evento que o FONTES DA FICÇÃO estará presente como patrocinador da palestra "Como compor narrativas fictícias a partir de fatos reais", ministrada pelo escritor de Literatura Fantástica J. Modesto.
      Como todo ano, o LIVROS EM PAUTA apresenta novidades que vão encher os olhos dos participantes. Não deixe de anotar em sua agenda e selecionar aquilo que deseja na vasta programação que se estenderá por todo o dia do evento. Para auxiliá-los, segue a programação completa.
 
PROGRAMAÇÃO
 
11H00 ÀS 12H30
 
Tipo: Debate
"Do original à versão final - Como funciona o trabalho de revisores, tradutores e preparadores de originais"
Participantes: Alexandre Callari, Roberto Causo e Eduardo Marchiori (Mediador)
 
Tipo: Palestra

"Da palavra ao desenho - Como adaptar contos para histórias em quadrinhos"
Palestrante: Alex Mir
 
Tipo: Palestra
"Nem criança nem adulto - Como escrever para o público infantil"
Palestrante: Helena Gomes
 
Tipo: Palestra
"Leitura 100% - Como ler, extraindo o máximo de aproveitamento"
Palestrante: Alfer Medeiros
 
Tipo: Mesa Redonda
"Narrativas de horror - O medo presente na literatura"
Participantes: Oscar Nestarez, Vicente Martin e Maurício Muniz (Mediador)
 
13h00 às 14h30
 
Tipo: Encontro
"Encontro de escritores das coletâneas da Andross Edtora e com seus respectivos organizadores"
Palestrante: Edson Rossato (Mediador)
 

Tipo: Clube do Livro
"Bate-Papo sobre o livro O Alienista, de Machado de Assis"
Participante: Grupo Traçando Livros (Mediador)

 
Tipo: Mesa Redonda
"Personagens de literatura ganhando vida nos quadrinhos - estudo de caso de A Liga Extraordinária e outras HQs"
Participantes: Maurício Muniz, André Morelli e Jota Silvestre (Mediador)
 
15h00 às 17h00
 
Tipo: Lançamento
"Lançamento Autores da casa das antologias literárias da Andross Editora"
Participantes: Autores da Andross
 
Tipo: Debate
"Simplificação dos clássicos: democratização a leitura ou desrespeito aos originas?"
Participantes: Guaraciaba Micheletti, Helena Gomes e Bruno Anselmo Matangrano (Mediador)



Tipo: Palestra
"O segundo passo - Como apresentar se original para uma editora"
Palestrante: Walter Tierno

 
 
Tipo: Palestra
"A revolução dos e-books - Do projeto Gutenberg ao Amazon Kindle"
Palestrante: Ednei Procópio
 
Tipo: Palestra
"Etiqueta do Blogueiro - Como realizar um trabalho eficiente sem manchar sua imagem"
Palestrante: Melina Cherubim e Danilo Leonardi
 
Tipo: Mesa Redonda
"De fã a escritor - O mundo dos fanfics de personagens literários"
Participantes: Rachel Escobar, Alice Reis, Carol Policarpo e Petra Leão (Mediadora)
 
17h30 às 19h00
 
Tipo: Sessão de Autógrafos
Participantes: Vários autores convidados
 
Tipo: Palestra
"Mercado internacional - Como se profissionalizar em quadrinhos e trabalhar para Marvel e DC"
Palestrante: Klebs Júnior
 
Tipo: Palestra
"Gestão de Carreira Literária"
Palestrante: Sandra Schamas
 



Tipo: Palestra
"Fontes da Ficção - Como compor narrativas fictícias a partir de fato reais"
Palestrante: J. Modesto




Tipo: Palestra
"Etiqueta do escritor - Como se comportar em eventos  em redes sociais"
Palestrante: Leandro Schulai
 
Tipo: Mesa Redonda
"Literatura Nerd - O que foi, o que é e o que será"
Palestrantes: Claudia Oliveira, Alexandre Callari e Eduardo Marchion (Mediador)
 
DURANTE TODO EVENTO
 
Tipo: Assessoria
"Mentoria Gratuita para Escritores"
Assessor: Livrus Negócios Editoriais
 
 
 





 

sábado, 12 de julho de 2014

FALCÃO


 
 
NOME ORIGINAL: Falcon
PAÍS: Estados Unidos da América
CRIADOR(ES): Stan Lee e Gene Colan
DATA DA CRIAÇÃO: 1969
PRINCIPAIS INIMIGOS: Caveira Vermelha

PODERES: O único super-poder de Falcão é sua ligação empática com seu pássaro Asa Vermelha dotado pelo Caveira Vermelha. Recentemente, o Falcão pôde estender sua ligação empática a outros pássaros.
Nos anos 70 ele começou a voar usando uma armadura especialmente construída equipada com asas, feita pelo Pantera Negra. Essa armadura foi destruída mas seu amigo lhe forneceu outra, com asas mais modernas, que podem ser configuradas em diversas formas diferentes.
É também um instrutor excelente de pássaros e pequenos roedores. Foi treinado na ginástica e no combate mão-à-mão pelo Capitão América. É dito que ele também possui grande maestria na arte do samba depois que voltou de sua viagem ao Rio de Janeiro.

FRAQUEZAS: Todas as de um ser humano comum.

HISTÓRICO DO PERSONAGEM: Falcão era um notório criminoso conhecido como "Snap" Wilson em Harlem, Nova York, que depois agiria em Los Angeles. De volta de uma viagem ao Rio de Janeiro, onde dizia ter encontrado seu mascote falcão Asa Vermelha, foi dominado pelo Caveira Vermelha, que o usou num de seus esquemas para enganar o Capitão América. Muitos anos depois Falcão se rebelaria contra o vilão e juntaria forças com o Capitão para derrotá-lo.
Reconhecendo o potencial de Falcão, o Capitão acolheu-o como aprendiz e parceiro.
Como codinome Falcão, Wilson recebe mais tarde a ajuda de Pantera Negra que cria asas mecânicas especiais que lhe permite voar. Falcão deixou de ser parceiro do Capitão América quando foi nomeado o líder dos super-agentes da S.H.I.E.L.D.
Mais tarde, como um dos poucos super-heróis negros ativos, foi recrutado para juntar-se aos Vingadores por Henry Peter Gyrich. Ressentido por ser usado como um símbolo, parou na primeira oportunidade.
Em uma situação, um Sentinela perseguiu-o, acreditando-o ser um mutante, mas depois se presumiu que o Sentinela estava em mal funcionamento. Nos anos 70, todavia, o próprio Professor X acreditava que Falcão podia ser um mutante, dada a capacidade do herói de se comunicar com seu falcão mascote Asa Vermelha. Depois se explicou que esse poder havia-lhe sido conferido pelo Caveira Vermelha.
Nas histórias dos anos 2000, a insana Feiticeira Escarlate destabiliza a mente de Falcão, revertendo-o a sua personalidade "Snap". Quando voltou a trabalhar com o Capitão América, o relacionamento mostrou-se desgastado e ambos acabaram brigando. Na tentativa de um antagonista disparar em Falcão, quem foi ferido foi o Capitão. Depois de se recuperar, o Capitão foi procurar pelo agora ausente Falcão. Após ser mencionado que o Falcão tinha sido assassinado, Capitão América encontra o traje do parceiro abandonado em um campo. Com nada que explicasse seu desaparecimento, foi visto a caminho de Genosha. E reaparece em Civil War (Guerra Civil).

O HERÓI NA MÍDIA: é um personagem do Universo Marvel, criado por Stan Lee e Gene Colan. Sua primeira aparição foi em Captain America Vol. 1, #117 (1969). Apesar de estar sempre disposto a trabalhar em dupla com Capitão América, Falcão participou do grupo de super-heróis chamado Os Vingadores.
Falcão é o primeiro super-herói afro-americano da Marvel. O primeiro herói negro dessa Editora foi Pantera Negra, um nativo africano. Falcão apareceu três anos antes de Luke Cage, estrela afro-americana da Marvel.
Falcão também é o primeiro super-herói negro a não ter a palavra "negro" no seu nome de super-herói, precedente de John Stewart, o Lanterna Verde.
O sobrinho falecido de Falcão era Jim Wilson, amigo de Hulk, um dos primeiros personagens abertamente HIV-positivo dos quadrinhos.


ALGUNS FILMES, ANIMAÇÕES E SERIADOS:
Animações:
            - Alguns episodios de “Os Vigadores”
Seriados:
            Não Tem.
Filmes:
            - Caítão América: O Soldado Invernal (2014)
Video games:
            Não tem

SIMBOLO