segunda-feira, 21 de julho de 2014

SERES FANTÁSTICOS - ANÚBIS


NOME ORIGINAL: Anúbis (em grego antigo: Ἄνουβις, Anoubis) é o nome dado pelos antigos gregos ao deus com cabeça de chacal associado com a mumificação e a vida após a morte na mitologia egípcia. Na língua egípcia, Anúbis era conhecido como Inpu (também grafado Anup, Anpu e Ienpw).
PAÍS: Antigo Egito e região.
CARACTERISTICAS: Corpo de homem e cabeça de Chacal. Apesar de muitas vezes identificado como "sab", o chacal, e não como "iwiw", o cachorro, ainda existe muita confusão sobre qual animal Anúbis realmente tinha a cabeça. Alguns egiptólogos se referem ao "animal de Anúbis" para indicar a espécie desconhecida que ele representava. As cidades dedicadas a Anúbis eram conhecidas pelo grande número de múmias e até por cemitérios inteiros de cães.  

HISTORICO: Anúbis é uma das mais antigas divindades da mitologia egípcia e seu papel mudou à medida que os mitos amadureciam, passando de principal deus do mundo inferior a juiz dos mortos, depois que Osíris assumiu aquele papel. O papel funerário de Anúbis, é muito importante, pois depois da mumificação os egípcios acreditavam, que o coração era entregue ao Deus Anúbis, ele pesava-o em conjunto com a Pena da Verdade, se o coração fosse mais pesado que a pena, era pesado de maldade e Ammit, o Deus Leão, comia-o, mas se fosse leve de bondade, Anúbis levava-o num barco a atravessar o Rio Nilo para ir ter com o Deus Osiris, Deus da Morte e do Submundo, ao mundo dos mortos, para viver a "Vida depois da Morte" 

 
FATOS REAIS: Seu culto está patente nas necrópoles, nas quais estão registrados preces e hinos que evocam sua proteção, além das paredes das mastabas mais antigas. Os principais centros de culto de Anúbis no Egito foram a décima sétima província, em especial sua capital Cinópolis, além de Licópolis (atual Asyut). 

 
TELEVISÃO E CINEMA: Alguns filmes que tem no tema o envolvimento de Anúbis.
            - Stargate (Stargate – 1994) 

SAIBA MAIS: Algumas fontes para pesquisa.
            - Na-Pu: O papiro de Wadjet (Livro) – autora: Nicole Sigaud
            - O Livro dos Mortos do Antigo Egito

Nenhum comentário:

Postar um comentário