sábado, 16 de agosto de 2014

MUDANÇA NO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO.


A L&PM, uma das mais tradicionais editoras do Brasil, e uma das maiores responsáveis pela consolidação dos livros de bolso no país, teve, no ultimo dia 14 de agosto de 2014, 50% de seu capital adquirido pela gigante carioca Sextante. Segundo o Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, “trata-se de um movimento que tem se tornado comum no mercado editorial internacional e nacional e é visto como uma opção de sobrevivência para editoras de pequeno e médio portes, que fazem um bom trabalho editorial, mas não conseguem ser competitivas comercialmente”.
            Ivan Pinheiro Machado, um dos criadores da L&PM, conta que nos últimos 15 anos recebeu ofertas de grupos brasileiros e estrangeiros pela editora, e nunca quis ir adiante nas negociações.
            “Mas temos a percepção dos sinais dos tempos. Há uma movimentação de fusões no mercado editorial e sentimos que, para que a editora continuasse competitiva, ela deveria se fortalecer. A partir dessa união com a Sextante, vamos criar condições para que a L&PM tenha um upgrade comercial e uma maior presença nacional”, conclui Pinheiro.
            A matéria do “Estadão”, ainda informa que a compra de parte da editora gaúcha L&PM não PE o prime3iro negócio desse tipo feito pela Sextante. Criada em 1998 pelos irmãos Marcos e Tomás Pereira, netos do editor José Olympio, dedicada a publicação de ficção comercial e autoajuda, é dona, também, de 50% da Intrínseca, cuidando comercialmente da editora. Divide o controle do selo Primeira Pessoa, de biografias, com Helio Sussekind e, recentemente, comprou metade da portuguesa Luzes de Emergência.
            Fusões e compras de editoras têm sido frequentes no mercado editorial mundial. Em março, o grupo Penguim Random House adquiriu a Santillana, um negócio com reflexos no Brasil, ou seja, a fusão da Companhia das Letras (que em 2012, vendeu 45% de seu controle para a Penguin), com a Objetiva (que, em 2005, transferiu 75% de seu controle para a Santillana). Já o grupo Record comprou, em 2010, a Verus e, em 2012, a Paz e Terra, transformando ambas em selos do grupo. São várias mudanças, que aos poucos vão mudando a cara do mercado editorial brasileiro. 

Por: L. H. Hoffmann
Fonte: Jornal “O Estado de São Paulo”, de 15/08/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário