sábado, 9 de março de 2013

PERFIL DO AUTOR - ENTREVISTA - Eduardo Spohr



Março 2013
EDUARDO SPOHR
 
Eduardo Spohr trabalhou os primeiros anos da década de 2000 como repórter, analista de conteúdo do portal iBest e editor do portal Click21. Foi colaborador do blog Jovem Nerd, onde  participou do podcast Nerdcast, publicou A Batalha do Apocalipse na Nerdstore, loja virtual do Blog, pelo selo Nerd Books. Nessa época, sem editora, o livro chegou a vender mais de quatro mil exemplares. Em junho de 2010, o Grupo Editorial Record publicou seu livro pelo selo Verus, vendendo, até dezembro do mesmo ano, 50 mil cópias. Atualmente está lançando um novo volume da série Filhos do Éden, também pelo selo Verus.
  
Fontes da Ficção – Eduardo, primeiramente, agradeço por nos conceder esta entrevista e começo pedindo para que fala um pouco do início de sua carreira como escritor.
 Eduardo Spohr – Imagina, eu é que agradeço pelo espaço. Espero que os leitores curtam este artigo.  Acho que todos os escritores já nasceram com essa vontade de escrever, ou de contar histórias, que seja. Comigo não foi diferente. Sempre curti escrever contos, depois veio o RPG, e finalmente em 2002 comecei a escrever meu primeiro romance. É algo que, imagino, sempre esteve comigo.

Fontes da Ficção – Bem, vamos às perguntas de praxe: Quais são suas principais influências literárias?
 Eduardo Spohr São tantas... mas gosto sempre de citar as três principais: Stephen King, José Louzeiro e James Clavell.

Fontes da Ficção - Do seu primeiro livro publicado (A Batalha do Apocalipse) até o mais recente (Filhos de Éden – Anjos da Morte), quais foram as principais mudanças que você pôde perceber no escritor Eduardo Spohr e na Literatura Fantástica como um todo?
 Eduardo Spohr O que muda sem dúvida é que agora existe uma responsabilidade maior. Há pessoas que com certeza lerão o que eu vou escrever, então é minha obrigação fazer sempre o melhor para não decepcioná-las. Quanto à literatura fantástica, penso que está crescendo no Brasil, e isso é excelente. Espero que o gênero continue caminhando adiante.

Fontes da Ficção – Eduardo, em A Batalha do Apocalipse, nota-se um texto voltado para a aventura, com um grande mergulho na mitologia angelical e de diversas culturas e, em Filhos do Éden – Herdeiros de Atlântica, você continua com o mesmo tema (Anjos). Na sua opinião, um escritor de Literatura Fantástica que deseja ter suas obras lidas, em algum momento terá que escrever sobre temas diversos, ou pode ter sucesso escrevendo somente sobre um assunto? Você se considera um escritor de Anjos? Você tem algum estilo literário favorito? Qual?
 Eduardo Spohr O que eu acho é que o sucesso deve ser sempre a conseqüência do trabalho, e não o contrário. Então, não vejo uma receita de bolo neste caso, e em geral o que eu costumo dizer é que as pessoas devem se focar em escrever sobre os assuntos que elas gostem, sem se preocupar se a obra fará sucesso ou não. Pessoalmente, como leitor, eu curto obras mais fantásticas, como terror, ficção-cientifica, fantasia e romances históricos. Mas também aprecio um bom drama.


Fontes da Ficção – O que você acha do cenário literário brasileiro no geral?
Eduardo Spohr Nunca esteve tão bom, na minha opinião. É a hora dos jovens escritores mostrarem seus trabalhos.

Fontes da Ficção – Agora vamos nos concentrar na Literatura Fantástica Nacional. O que você acha dela? Tem futuro? E os novos autores desse gênero, o que me diz deles?
Eduardo Spohr Eu acho que bons livros sempre têm futuro, independente do gênero. Por isso, como eu disse anteriormente, o importante é o autor se focar em escrever sobre aquilo que gosta.

Fontes da Ficção – Que outros autores da Literatura Fantástica, tanto nacional como estrangeira, você recomendaria?
Eduardo Spohr Eu gosto muito de Robert E. Howard, Ken Follet, Stephen King, um montão. Mas realmente creio que o leitor deve escolher o seu autor e livros segundo suas preferências. Infelizmente ninguém consegue ler todos os livros do mundo no espaço de uma vida, então como Carl Sagan disse uma vez... “ o segredo é saber escolher”.

Fontes da Ficção – E com relação ao mercado editorial? Nesse “novo mundo moderno”, digitalizado e virtual, você acredita que o livro convencional estará morto num futuro próximo?
Eduardo Spohr Claro que não. O livro em papel nunca esteve tão vivo, e os ebooks só ajudarão a divulgar e vender mais edições impressas. As duas mídias se completam, não concorrem. Quando a televisão chegou disseram que ela era muito mais prática e acabaria com o cinema, no entanto o cinema continua aí, o teatro também.

Fontes da Ficção - Você vê a internet e seus novos recursos como uma escolha a mais para publicar?
Eduardo Spohr Sem dúvida é mais uma opção.

Fontes da Ficção - Porque o jovem leitor brasileiro deveria ler suas obras?
Eduardo Spohr Não acho que ninguém deve ser obrigado a ler as minhas obras (risos). Penso que é importante, como eu disse, saber escolher. Se o assunto interessar, então vá em frente. Se não interessar, parta para o próximo.

Fontes da Ficção – Quais são seus novos projetos?
Eduardo Spohr Em abril sai o segundo livro da série “Filhos do Éden”, intitulado “Anjos da Morte”. Foi mais de um ano e meio de trabalho e pesquisa. Estou curioso para saber o que as pessoas irão achar.

Fontes da Ficção - Vamos fazer um pequeno Bate-Volta.
Eduardo Spohr ok, vamos lá.

Fontes da Ficção - Tipo de Música Preferida:
Eduardo Spohr Rock.
Fontes da Ficção - Melhor Cantor(a) Estrangeiro(a):
Eduardo Spohr Difícil dizer... sou um zero à esquerda em música (risos).
Fontes da Ficção - Melhor Cantor(a) Nacional:
Eduardo Spohr – Idem acima.
Fontes da Ficção - Melhor Filme Estrangeiro
Eduardo Spohr O Império Contra-Ataca.
Fontes da Ficção - Melhor Filme Nacional:
Eduardo Spohr Cidade de Deus.
Fontes da Ficção - Duas Influências Literárias Estrangeiras:
Eduardo Spohr Stephen King e Ken Follet.
Fontes da Ficção - Duas Influências Literárias Nacionais:
Eduardo Spohr José Louzeiro e Edney Silvestre.
Fontes da Ficção - Comida que mais gosta:
Eduardo Spohr Com sal.
Fontes da Ficção - Carro dos sonhos:
Eduardo Spohr Sem rodas.
Fontes da Ficção - Objetivo na vida:
Eduardo Spohr Viver.

Fontes da Ficção - Obrigado pela entrevista e fique a vontade para suas palavras finais.
Eduardo Spohr Obrigado e vocês pela oportunidade e espero que os leitores tenham curtido a nossa troca de idéias. Estou sempre disponível no Twitter e no Facebook.

Informações Úteis
Site do Autor: www.filosofianerd.com.br
Contato com o Autor: www.twitter.com/eduardospohr

Nenhum comentário:

Postar um comentário