domingo, 8 de fevereiro de 2015

O ESCARAVELHO DO DIABO: Finalmente para as telonas.


Uma das poucas verdades absolutas que conheço é que todas as pessoas possuem uma passagem em suas vidas que as marcaram durante o período compreendido entre o fim da infância e o começo da adolescência, carregando essa marca até os dias de hoje. Para leitores, isso não é diferente. Ainda me lembro dos fantásticos livros da coleção Vaga-Lume, da editora Ática.
Em meio a uma estrutura rígida de ensino, que na época apresentavam livros inapropriados para a idade das crianças, o que as afastavam do gosto pela leitura. Numa época em que Histórias em Quadrinhos não eram consideradas “literatura", mas sim lixo, a Coleção Vaga-Lume era um oásis no deserto. Livros como “Spharion”, “O Rapto do Garoto de Ouro”, “O Mistério do Cinco Estrelas    , “O Caso da Borboleta Atíria” e “O Escaravelho do Diabo” eram a coqueluche entre os pré adolescentes.

O fato de hoje ser autor de livros de Literatura Fantástica e um ávido leitor se deve a um desses livros que mencionei, O Caso da Borboleta Atíria, o qual homenageei no meu conto de maior sucesso e publicado no livro Amor Vampiro, intitulado “O Anjo e a Vampira
Agora, mais de trinta e cinco anos depois de ler pela primeira vez o livro da borboleta que tinha um problema em uma de suas asas, recebo a grata notícia que um dos livros da Vaga-Lume está virando Filme, O Escaravelho do Diabo, da escritora Lucia Machado de Almeida (1910-2005).
 


Escrito pela autora mineira Lúcia, o livro de suspense juvenil foi lançado pela editora Ática, em 1972, e tem sido tão popular entre os jovens de várias gerações que já chegou à 27ª edição. O que ainda faltava era uma adaptação para a televisão ou cinema, o que está sendo corrigido agora. As filmagens de “O Escaravelho do Diabo” se iniciaram no interior de São Paulo, onde, desde 12 de janeiro, os atores e equipes estão trabalhando em locações nos municípios de Amparo, Holambra, Campinas e Jaguariúna, tendo como previsão de termino das filmagens nesses locais em 26 de fevereiro. 

O fato de hoje ser autor de livros de Literatura Fantástica e um ávido leitor se deve a um desses livros que mencionei, O Caso da Borboleta Atíria, o qual homenageei no meu conto de maior sucesso e publicado no livro Amor Vampiro, intitulado “O Anjo e a Vampira
Agora, mais de trinta e cinco anos depois de ler pela primeira vez o livro da borboleta que tinha um problema em uma de suas asas, recebo a grata notícia que um dos livros da Vaga-Lume está virando Filme, O Escaravelho do Diabo, da escritora Lucia Machado de Almeida.


Na adaptação do texto de Lúcia Machado de Almeida, algumas situações foram modificadas para que a trama fosse mais bem compreendida no cinema. Na obra original, o protagonista Alberto é um rapaz que tem o irmão assassinado com uma espada atravessada no peito e que sai atrás de pistas do criminoso, é um estudante de medicina de 20 e poucos anos. Na versão cinematográfica, Alberto será um menino de 11 anos, vivido pelo jovem ator Thiago Rosseti. Pimentel, o policial que auxilia Alberto na investigação dos assassinatos permanece o mesmo e será interpretado pelo ator Marcos Caruso.


O elenco é composto, ainda, por Jonas Bloch, Selma Egrei, Lourenço Mutarelli, Augusto Madeira e Thogum Teixeira, entre outros. O roteiro foi escrito por Melanie Dimantas e Ronaldo Santos, a fotografia é de Pedro Farkas e a direção de arte, de Valdy Lopes Jr.



O lançamento de “O Escaravelho do Diabo” está previsto para o meio do ano, época de férias, com o objetivo de atrair um público jovem — além dos pais que se recordam afetivamente da leitura do livro. Se o filme der certo, pode ajudar a abrir um caminho pouco explorado pelo cinema brasileiro, o de produções voltadas para adolescentes. Espero que o sucesso de “O Escaravelho do Diabo” traga, também, outros livros da “Vaga-Lume” para as telonas. Gostaria muito de ver “Spharion” e “O caso da Borboleta Atíria” nas salas do Cinemark.


Por: J. Modesto

Nenhum comentário:

Postar um comentário