segunda-feira, 7 de abril de 2014

O GRALHA


NOME ORIGINAL: O GRALHA
PAÍS: Brasil
CRIADOR(ES): Alessandro Dutra, Gian Danton e José Aguiar.
DATA DA CRIAÇÃO: Outubro de 1997.
PRINCIPAIS INIMIGOS: Araucária, Café Expresso, Biscuí do Mato, Pivete Cybertécnico, Homem Lambrequim, Doutor Botânico, Polaquinha e Bagre Humano e o Craniano.
PODERES: Os poderes do Gralha são:
Voo: Alcança a velocidade máxima aproximada de 300 Km/h, podendo variar em situações limites.
Superforça: Tem capacidade para suspender o equivalente a 10 toneladas de peso no solo.
Poderes sonoros: Pode encontrar a frequência de ressonância de até mesmo uma estrutura atômica, destruindo assim um objeto específico. É uma capacidade apelidada vulgarmente de Grito do Gralha.
Ventriloquismo: Pode facilmente criar vozes e projetá-las onde bem quiser.
Superaudição: A audição do Gralha atinge algo em torno de 30 metros ao ar livre.
Poder de Sugestão: Pode gerar certas frequências sonoras que alteram a percepção que o cérebro humano tem da realidade.  

FRAQUEZAS: A maior fraqueza do Gralha é sua inexperiência e a falta de domínio de alguns dos seus poderes. 


HISTÓRICO DO PERSONAGEM: O Gralha é neto de outro super herói brasileiro, que surgiu na década de 1940 – O Capitão Gralha. O personagem original, o Capitão Gralha, criado por Francisco Iweten, fugira de um planeta de homens-pássaros, regido pelo terrível “Thagos, o usurpador”, encontrando refúgio na Terra, onde utilizava seus poderes alienígenas no combate ao crime, no Paraná.

O Gralha, na verdade é o jovem Gustavo Gomes, um adolescente com idade entre 17 e 19 anos. Sem um grande círculo social, possui alguns poucos amigos e frequenta pela segunda vez o cursinho, pois foi reprovado no vestibular anterior graças a suas atividades secretas como o Gralha. Mora sozinho numa kitnet, paga por sua mãe, que vive no interior, que também lhe fornece uma mesada não muito substancial. É um rapaz discreto, mais por causa de seus segredos do que por timidez. Não tem um contato muito pessoal com os vizinhos do condomínio, assim como a maioria de seus colegas de estudo, pois passa boa parte de seu tempo livre metido nos problemas de sua dupla identidade. O que atrapalha também com relação às namoradas. Também não é nenhum gênio nos estudos, mas é esforçado dentro de suas possibilidades. Tem como seu principal adversário o Craniano. 

O HERÓI NA MÍDIA: O Gralha surgiu em outubro de 1997, numa edição especial (comemorando os 15 anos da Gibiteca de Curitiba) da extinta revista Metal Pesado. Para realizá-la, foram convocados vários quadrinhistas locais, dos quais um grupo decidiu fazer de um projeto comum uma homenagem a um ícone desconhecido dos quadrinhos curitibanos, o Capitão Gralha. Publicado no início dos anos quarenta pelo também desconhecido (e quase lendário até) Francisco Iwerten. Fugitivo de um planeta de homens-pássaros, regido pelo terrível Thagos, o usurpador, o Capitão Gralha encontrou refúgio na Terra, onde utilizava seus poderes alienígenas no combate ao crime no Paraná. Misto de Flash Gordon com Superman, ele teve vida breve. Foram publicados apenas dois números de suas aventuras, mergulhando esse trabalho pioneiro no mesmo abismo que tantos outros precursores das HQs nacionais. Infelizmente, ninguém sabe se existe ainda algum exemplar de suas revistas. Foi unânime que um homem alado, com um "G" no peito e bigodinho não seria muito bem visto hoje em dia. Optou-se então por criar uma versão atualizada do datado Capitão. Alessandro Dutra criou o visual, Gian Danton e José Aguiar criaram a história, Antonio Eder, Luciano Lagares, Tako X, Edson Kohatsu, Augusto Freitas, Dutra e Aguiar se encarregaram da arte e Nilson Miller fez a capa da edição. E assim o Gralha fez sua estréia. Um ano depois o personagem ganhava sua página semanal no caderno Fun da Gazeta do Povo, agora como um adolescente que descende do Capitão Gralha original. Um herói iniciante em uma metrópole um pouco diferente da Curitiba de hoje.  


ALGUNS FILMES, ANIMAÇÕES E SERIADOS:
Animações:
            - O Gralha e o Craniano: A Disputa (Animação)
            Link do vídeo:
Seriados:
            Não Tem.
Filmes:
            - O Gralha: O Ovo e a Galinha (Curta)
Link do vídeo:
            - O Gralha e o Oil-man: Encontro Explosivo
            Link do vídeo:
Video games:
            Não Tem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário