quarta-feira, 2 de maio de 2012

Avatar


 


Em 1995 o diretor James Cameron (Titanic e Terminator) começou a escrever um roteiro para o filme Avatar, mas na época era tecnicamente impossível realizar o filme da maneira como ele imaginava, então o projeto foi engavetado.

Com o avanço da tecnologia nas produções cinematográficas, Cameron retomou o projeto em 2005, reescrevendo o roteiro e iniciado uma longa jornada para produzir uma obra inesquecível para a sétima arte.
A trama de Avatar se passa no século XXII, na incrível lua de Pandora, onde vive o povo azul dos Na’vi, uma raça mais primitiva do que os humanos mas dotados de grande sabedoria. Apesar dos Na’vi serem uma raça pacífica, tornam-se incríveis guerreiros quando necessário.

O personagem principal é Jake Sully, fuzileiro que vive em uma cadeira de rodas, devido a uma paralisia que adquiriu em combate, após ser ferido gravemente. Jake é levado a lua de Pandora juntamente com um grupo de pesquisa em bioengenharia e acaba fazendo parte de um projeto chamado Avatar, onde os humanos projetam suas consciências para corpos híbridos humanos-Na’vi e tornam-se praticamente seres desse povo. Pandora é rica em um minério que interessa muito os visitantes e Jake é infiltrado entre os Na’vi para coletar informações.

Ao ter sua consciência transportada para um desses corpos híbridos, Jake se vê fisicamente perfeito, sem a paralisia que o atormentava há a algum tempo. É nessa nova condição e vivendo entre os Na’vi, que Jake se apaixona por Neytiri. Uma trama repleta de ação, aventura e emoção aguardam os espectadores de Avatar.

A produção do filme foi feita utilizando avançadas técnicas 3D, CGI e câmeras especiais que levaram quase uma década para serem desenvolvidas. E o resultado é impressionante. Mesmo sendo feito para ser assistido em um cinema 3D, Avatar empolga e enche os olhos mesmo quando assistido nos cinemas tradicionais. O mundo de Pandora criado por Cameron é realmente fantástico e as imagens impressionam. As plantas, o céu e todo o ambiente de Pandora parecem ter sido feitos cuidadosamente um a um e depois reunidos em um grande espetáculo visual.

Mas nem só de tecnologia vive uma grande obra do cinema. A história de Avatar é muito interessante, o mundo de Pandora é cheio de detalhes e o elenco dá um show à parte. Sam Warthington, que interpreta Jake Sully dá uma verdadeira aula de versatilidade, saindo-se muito bem tanto como o humano paralítico quanto como um Na’vi, em perfeitas condições físicas. A interprete de Neytiri, Zoe Saldana também incorpora uma verdadeira Na’vi e traz uma personagem interessantíssima para a trama e finalmente Stephen Lang que interpreta o Coronel Quaritch, que entra para o time dos melhores vilões do cinema.
James Cameron gastou quase 500 milhões de dólares para produzir Avatar, entre produção, tecnologia e ações de marketing e agora vê sua obra tornando-se mais um grande marco do cinema.


Compre sua pipoca, acomode-se em seu acento e prepare-se para uma jornada incrível ao mundo de Pandora … e até o próximo mês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário